Untitled Document
EMBA LIXO
QUALIDADE

     A Embalixo sempre preocupada com a qualidade, realiza testes periódicos em seus produtos.

Uma empresa que visa a transparência. Descrevemos abaixo os testes que são realizados para a aprovação dos SACOS para LIXO EMBALIXO.

Ensaio de Resistência ao Levantamento
     Este ensaio visa determinar se o saco acondiciona o lixo com segurança, sem risco de romper e espalhar seu conteúdo.

     O saco para lixo deve ser capaz de ser levantado e mantido suspenso, durante 2 minutos, sem rasgar ou perder conteúdo, quando submetido a uma carga de 6Kg para sacos de 15 litros, 12kg para sacos de 30 litros, 20Kg para sacos de 50 litros e 30kg para sacos de 100 litros.

Ensaio de Resistência à Queda Livre
     Este ensaio simula o impacto ocorrido quando o saco para lixo é arremessado pelos garis no caminhão de coleta e a queda através do duto da lixeira dos prédios.

     As amostras de sacos para lixo de 15 litros são submetidas a uma carga de 3kg, são suspensas a uma altura de 100cm e imediatamente liberadas para queda. Após o impacto, as amostras são suspensas novamente e verifica-se a ocorrência de rasgos ou perda de conteúdo, que caracterizam não conformidade.

     No caso das amostras de sacos para lixo de 30/50/100 litros, a metodologia é similar, entretanto, a carga e a altura da qual as amostras são liberadas variam para 6/10/20kg e 80/60/60cm, respectivamente.

Ensaio de Verificação da Estanqueidade
     Este ensaio verifica se o saco apresenta vedação adequada capaz de impedir o vazamento do lixo líquido.

     As amostras de saco para lixo são preenchidas com um determinado volume de água (1 litro para sacos de 15 litros, 2 litros para sacos de 30 litros, 2,5 litros para sacos de 50 litros e 4 litros para sacos de 100 litros), sendo mantidas suspensas por 1 minuto. Durante esse período, não devem apresentar vazamentos.

Ensaio de Resistência à Perfuração Estática
     O lixo domiciliar muitas vezes contém material que pode causar perfurações no saco para lixo, permitindo que haja vazamentos e/ou perdas de conteúdo.

     Neste ensaio, uma ponta perfurante é apoiada sobre a amostra, durante 2 minutos, para que seja verificada a resistência à perfuração.

Dimensões
     São verificadas as dimensões planas (largura e altura mínima) das amostras, cujos valores são definidos por norma e têm que ser informados corretamente ao consumidor.

     O não atendimento a este item significa que o consumidor está sendo lesado, e na medida em que se revela uma tendência, significa prática de concorrência desleal, pois o fabricante economiza matéria-prima no seu processo de fabricação.

Tipo

Dimensões Planas definidas na Norma

Largura (cm)

Altura Mínima (cm)

15 litros

39

58

30 litros

59

62

50 litros

63

80

100 litros

75

105


Observação: As medidas de largura podem variar em +/- 1cm.

Capacidade Volumétrica:
     É verificada a capacidade volumétrica das amostras, isto é, se os sacos para lixo apresentam a capacidade (15,30,50 ou 100 litros, no caso) informada na embalagem. O não atendimento a este item significa que o consumidor está sendo lesado, na medida em que compra um produto que não possui a capacidade anunciada.

Transparência
     O saco para lixo deve dificultar a visualização do seu conteúdo, para garantir a privacidade do usuário.
Nesta verificação, a parede do saco não deve permitir a visualização de uma figura padrão.
     No caso dos sacos analisados destinados ao acondicionamento de lixo domiciliar, devem ser justapostas duas paredes de sacos para lixo, para que seja verificada a não-transparência do conjunto.

Observações Visuais
     Trata das informações obrigatórias que devem constar na embalagem, tais como a marca do produto e do fabricante, advertências sobre o uso correto e seguro (“manter fora do alcance de crianças”; “uso exclusivo para lixo”; “saco não adequado a conteúdos perfurantes”), assim como a visibilidade e a leitura destas informações.

     Também é verificado se a matéria-prima e a cor utilizadas são adequadas, através de análise das resinas empregadas (virgens ou recicladas), se a quantidade de sacos por embalagem respeita a norma e se os sacos podem ser facilmente separados e abertos.
Untitled Document